Workshop de Peixe - Peixaria Centenária

by @Tertúlia da Susy, em 15 de julho de 2014
No dia 11 de julho fui a uma MasterClass na Peixaria Centenária, que contou com a presença do Henrique - o fornecedor de peixe dos Açores (Seaexpert-Consultoria na área das Pescas).



Assim que cheguei fui logo muito bem recebida pela Joana e pelo Rui (dois dos sócios) que me puseram logo à vontade e que são muito bem dispostos e "boa-onda".
A seguir a mim, chegou logo a Ana Maria (com uma bebé linda), seguida da Mónica (mãe da Matilde de 5 anos que adora peixe) e da Inês (moradora daquele bairro).
A Tânia (mulher do peixe) e o Filipe (outro sócio) estavam de volta da bancada do peixe e só mais tarde puderam juntar-se ao grupo, mas super simpáticos e também muito "boa-onda".
Estava então o grupo a conhecer-se e o Rui a dizer que o Henrique estava um pouco atrasado, quando este chegou, dizendo que esta cidade era um caos!!!
Logo foi dado inicio à MasterClass, onde foi feita uma introdução sobre os peixes que estavam na bancada e colocadas algumas dúvidas pertinentes sobre o peixe.
O Henrique, a Tânia e o Filipe ensinaram-nos a escolher o peixe e a reconhecer a sua frescura, analisando algumas características.


Cada uma das quatro participantes escolheu um peixe e pôs mãos à obra, começando por decidir o que ia fazer com esse peixe - grelhar, cozer, assar - para então o arranjar dessa forma.


Eu escolhi um Bagre dos Açores, porque não conhecia e nunca tinha comido e decidi escalá-lo para grelhar.


A minha MasterChef Tânia, sempre ao meu lado, a ensinar-me algumas técnicas... 


Começando... a cortar as barbatanas!



De seguida com o escamador (que eu adorava ver as peixeiras fazerem quando ia ao mercado com a minha mãe!)


Vá lá Susana, mais um pouco... 


A Tânia a dar mais umas dicas...



E, terminando com o peixe já escalado... é só lavar!


Serviço terminado e "ensacado"!


Só vos posso dizer que isto é mais difícil do que parece!!!


Convido-vos a visitarem a  Peixaria Centenária e a participarem numa MasterClasse, que é bem divertida e educativa.
Passei um fim de tarde muito agradável na companhia de pessoas muito simpáticas e bem dispostas e... claro levei o Bagre comigo para casa.
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

6 Comments

  1. Bem...quanta emoção!
    Um bela iniciativa...e um belíssimo peixe!
    Uma pequena formação com um sabor a mar! Bj

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana!
    Que experiência tão gira! E que bela refeição deves ter feito depois!
    Onde se pode ter mais informação sobre esses workshops?
    Beijinhos
    Lena
    http://cookingbooksblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Boa! E deve ter sido MUITO divertido!

    ResponderEliminar
  4. Suzy,

    Adorei o relato dessa tua experiência. É excelente aprender a trabalhar o peixe, que é um ingrediente bastante delicado, para dele tirar o máximo partido.

    Não conhecia a Peixaria Centenária, mas fiquei fã.

    beijos

    ResponderEliminar
  5. Parece ter sido uma tarde fantástica!
    Em boa companhia e super divertida :)
    Adorei ler!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Muito legal Suzy. Adorei o post!
    Beijos

    ResponderEliminar