Pataniscas de polvo [com arroz de feijão]

by @Tertúlia da Susy, em 30 de novembro de 2016

Esta semana fui ver a iluminação de Natal da cidade de Lisboa, a cidade que me acolheu durante oito anos. A iluminação é em menos quantidade do que nos anos anteriores mas, a sua simplicidade e elegância tornam a cidade ainda mais bela.
Adoro Lisboa, adoro as ruas com agitação e com muitos turistas, adoro as lojas, adoro o rio Tejo... ai, tantas saudades que eu vou ter...
Esta foi uma das últimas refeições deliciosas que fiz nesta cidade que me acolheu, espero que gostem tanto como eu gostei.
Bom fim de semana...


Ingredientes [pataniscas]
800g de polvo (usei da Pescanova)
1 folha de louro
3 ovos
200g de farinha sem fermento
20g de coentros picados
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
pimenta preta Suldouro q.b.
0.5dl de água de cozedura do polvo
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher (café) de fermento em pó
óleo para fritar q.b.

Ingredientes [arroz de feijão]
3 chávenas de arroz agulha Bom Sucesso
1/2 cebola
1 colher (sopa) de azeite
sal marinho Marnoto by Necton q.b.
6 chávenas de água de cozedura do polvo
coentros q.b.
200g de feijão manteiga


Preparação [pataniscas]
Coza o polvo com uma folha de louro, durante cerca de 40 minutos. Retire o polvo, cortando-o em pedaços e reservando a água.
À parte, misture numa taça, os ovos, a farinha, o fermento em pó e a água de cozer o polvo, até obter um polme liso. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente; junte à mistura anterior. 
Adicione os coentros lavados e picados e o polvo aos pedaços. Tempere este polme com sal e pimenta preta.
Coloque um pouco de óleo numa frigideira e leve ao lume. Quando o óleo estiver quente, deite a massa em colheradas e deixe fritar até estar dourado. Vire as pataniscas, com a ajuda de um grafo grande e frite do outro lado.
Escorra as pataniscas em papel absorvente.

Preparação  [arroz de feijão]
Leve ao lume, um tacho com o azeite e a cebola picada. deixe frigir um pouco. Adicione o arroz, previamente lavado e deixe fritar um pouco. Adicione a água de cozer o polvo e reduza o lume. Tempere com sal. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione o feijão manteiga, envolva e deixe acabar de cozer.
Sirva decorado com coentros picados numa travessa da Bordalo Pinheiro.


Tempo de preparação: 45 minutos
Quantidade: 4 pessoas
Custo: médio
Grau de dificuldade: médio (**)
Vegetariano: Não
Para crianças: Sim
Ingrediente principal: Polvo
  • Partilhe:

É possível que também goste de...

8 Comments

  1. que ótimas pataniscas olha mesmo boas para depois do natal para aproveitar o polvo sim porque eu como polvo 24 a noite.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto de pataniscas de polvo! São as minha preferidas. O meu pai costuma fazer para mim. Adoro!
    Ficaram lindas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Vi à pouco a foto que meteste no Instagram, que linda está a nossa capital :)
    Quanto às pataniscas, nunca comi de polvo, ficaram-me de baixo de olho!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que ricas susy, yo tambien estuve en Lisboa hace años y me encanto, bueno la verdad que adoro vuestra tierra, vuestra cocina, su gente, me encanta Portugal en todos los sentidos, un beso y feliz tarde.

    ResponderEliminar
  5. Adoro polvo, pataniscas de polvo nunca provei mas devem ser maravilhosas, arroz de feijão é muito bom.Está um prato muito bonito.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro polvo. Belíssima sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/waffles-de-abobora-no-forno.html

    ResponderEliminar
  7. A iluminação de Natal tem sempre o seu encanto, mas imagino que em Lisboa este seja ainda maior! :)
    Já comi uma vez pataniscas de polvo, mas o aspeto nem se comparava com o dessas. Que apetitosas :D

    ResponderEliminar